Ações MeIntegra
Estratégias de Inserção / Apontamentos sobre a procura de emprego
No quadro deste estudo foram realizadas algumas entrevistas exploratórias com o objectivo de melhorar o conhecimento acerca do mercado de trabalho. Vários(as) agentes e instituições (mencionando o IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, Directores(as) de Curso e alunos(as) das licenciaturas da Universidade do Minho, entre outros), deram o seu contributo em forma de opiniões e constatações acerca da envolvente escolar e profissional.
As conclusões de algumas destas entrevistas falam por si mesmas, podendo ser quase consideradas como ideias-chave:
- A licenciatura não deve ser vista como um fim em si mesma, mas antes como um mecanismo facilitador de outras competências.
- A inserção no mercado de trabalho deve ser pensada antes do término da licenciatura. Recolher informação, ter outras experiências, observar o que se passa no mercado de trabalho, são sempre boas formas de estabelecer o primeiro contacto.
- O estágio (curricular ou profissional) poderá representar o primeiro passo para a inserção/ integração profissional, pois é uma medida complementar de apoio à contratação nas empresas.
- Para uma melhor procura de emprego em qualidade e quantidade, aconselha-se a frequência das sessões de orientação profissional e das técnicas de procura de emprego.
- O processo de candidatura revela-se complexo, por isso, segundo os(as) entrevistados(as), deve-se ajustar o perfil às necessidades de cada empresa e não fazer um currículo igual para todas. Só personalizando se consegue transmitir a diferença.
- Quando tudo o resto falha, não se deve desistir! Poderá fazer um investimento noutras competências, ou melhorar as que foi adquirindo ao longo da formação académica, através de um curso de formação profissional específico. Não se deve fazer formação para 'passar o tempo', mas antes rentabilizar o tempo, investindo numa área que já lhe é familiar, ou aperfeiçoando outros conhecimentos.
Também noutros locais se podem encontrar informações acerca da inserção profissional dos(as) licenciados(as).
A título de exemplo deixam-se aqui algumas 'dicas' retiradas da página do Semanário Expresso:
- Enriquecer o currículo mesmo antes de se começar a procurar emprego, é uma boa estratégia: desenvolva actividades extra curriculares, trabalhe em tempos de férias, faça estágios e voluntariado.
- Esteja atento(a) às ofertas: consulte o jornal, inscreva-se nos portais de emprego, pesquise anúncios, consulte pessoas próximas.
- Pesquise o mercado: que organizações/ empresas existem que lhe poderão interessar para desenvolver o seu trabalho, como as poderá contactar, qual a posição destas no mercado…?
- Avise o mundo que está à procura de emprego! Consulte professores, colegas, associação de estudantes e todos aqueles que lhe poderão direccionar a procura.
- Ganhe força: não deve desmoralizar ao primeiro 'não' ouvido! Seja perseverante, pesquise muito, entregue currículos, dê-se a conhecer ao mercado.
- Não estabeleça metas inatingíveis! Segundo o Expresso 'os recém-licenciados procuram logo no princípio metas demasiado altas. Há que ser realista e pensar que 'por vezes é preciso começar por baixo até a grande oportunidade surgir.
Inspirado em: expresso emprego