Ações MeIntegra
Programas e incentivos
Existem algumas medidas de apoio ou incentivo à formação profissional destinadas quer a entidades formadoras, quer aos(às) formandos(as). Embora os programas de formação sejam geridos pelas entidades, faz todo o sentido que o(a) futuro ou presente formando(a) os conheça. Pense estrategicamente: os programas e/ou medidas aqui apresentados podem constituir o seu primeiro passo de entrada numa organização/ empresa.
Através do portal do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional – é possível ter uma perspectiva acerca dos apoios que as entidades e os(as) formandos(as) poderão beneficiar pela promoção e/ou frequência de formação profissional. Deixam-se aqui algumas indicações a título de exemplo, aconselhando-se uma consulta ao sítio referido para uma informação mais detalhada.
Estágios Profissionais
O Programa de estágios profissionais promovido pelo IEFP tem por objectivo ‘facilitar o recrutamento e a integração sócio-profissional de novos quadros e promover o reconhecimento de novas formações, de novas competências profissionais e de novas áreas de criação de emprego’.
Cabe à organização/ empresa o acolhimento de quantos(as) estagiários(as) pretender e proporcionar-lhes trabalho pelo período mínimo de nove meses.
Pela experiência de realização de entrevistas estruturadas junto das organizações/ empresas, podemos verificar que este é um programa com bastantes adeptos(as), até porque, como os próprios(as) interlocutores(as) mencionam, o estágio profissional representa ‘uma boa oportunidade de testar o trabalho a ser desenvolvido’. É ainda de salientar que, aliando o útil ao agradável, através deste programa, também a organização/ empresa beneficia de uma comparticipação financeira.
Este programa poderá representar um primeiro passo para a inserção no mercado de trabalho de jovens licenciados(as). Empreenda! Apresente uma proposta de estágio à organização/ empresa que se enquadre nos seus projectos profissionais.
INOV JOVEM – Jovens Quadros para a Inovação nas PME
Especificamente dirigido à integração de licenciados(as), este programa apoia a sua inserção com o objectivo de potenciar a inovação e o desenvolvimento empresarial. A formação profissional aparece referida no programa, porém, é de mencionar que o principal objectivo é a promoção de estágios profissionais, assim como a celebração de contratos de trabalho.
Tendo, também, por objectivo a modernização, inovação e desenvolvimento empresarial, este programa pretende, sobretudo, facilitar a inserção profissional de jovens licenciados(as). É de referir que poderá ter um interesse acrescido para a organização/ empresa, visto que contempla medidas de apoio em vários âmbitos, passando pela formação profissional ao apoio à contratação e integração profissional de jovens quadros.
Para a Organização/ Empresa – Apoios à inovação, competitividade empresarial e à realização de formação
FORDESQ – Formação de Activos Qualificados
Reflexo dos tempos modernos e/ou de um investimento passado, muitas organizações/ empresas têm gabinetes de formação profissional. Este é um plano que lhes é dirigido.
Aconselhado a empregadores(as) adeptos(as) de estratégias empresariais vocacionadas para a competitividade, este programa pretende potenciar a formação pela aquisição de novas competências profissionais. É de notar a sua utilidade em processos de mudança produtiva ou de plena inovação.
PRIME – Programa de Incentivos à Modernização da Economia
Com um lema semelhante ao do anterior, este programa apoia a qualificação dos(as) trabalhadores(as) nas organizações/ empresas que têm por missão o reforço da produtividade e competitividade.
REDE – Consultoria, Formação e Apoio à Gestão de Pequenas Empresas
Este Programa da responsabilidade do IEFP, que se pretende constituir como uma estrutura de apoio às organizações/ empresas, é operacionalizado através de três eixos de intervenção: linha I – Rede Anual; linha II – Rede Expresso; linha III – Rede Curta Duração. De um modo geral, todos os campos de intervenção são caracterizados pela sua missão de apoio às organizações/ empresas no reforço da sua capacidade competitiva.
Desde o serviço de aconselhamento aos(às) empresários(as), até à formação de quadros da organização/ empresa, este programa privilegia, também, por associação directa, o melhoramento da competitividade empresarial e a promoção do emprego de jovens recém-licenciados(as).
Programas Europeus de Mobilidade