Link.EES

Apresentação e objetivos

O projeto de investigação Link.EES - “Aprendizagens Empreendedoras, Cooperação e Mercado de Trabalho: Boas Práticas no Ensino Superior” é financiado pelo Programa Operacional de Assistência Técnica do Fundo Social Europeu (POAT/FSE QREN).

 

Objetivo Geral

  • Restituir visibilidade e importância à aprendizagem não formal e informal, a partir da centralidade do paradigma da educação empreendedora e ao longo da vida.

 

Objetivos Específicos

  • Fazer um mapeamento extensivo de experiências de aprendizagens empreendedoras não formais e informais realizadas, desde 2007 até 2013, no ensino superior público em Portugal;
  • Identificar um conjunto de boas práticas de projetos / iniciativas empreendedoras;
  • Propor um repertório de competências empreendedoras validado pelos stakeholders.

 

Dupla abordagem do projeto

O projeto será desenvolvido numa dupla abordagem alicerçada em dois domínios fundamentais:

  1. Nas aprendizagens empreendedoras não formais e informais no âmbito de programas de empreendedorismo e infraestruturas de suporte existente nas Instituições de Ensino Superior e na sua capacidade de gerar competências empreendedoras relevantes para o mercado de trabalho;
  2. Nas dinâmicas colaborativas dos diversos atores-chave e stakeholders nas três fases previstas do processo de aprendizagem de empreendedorismo e o grau de envolvimento em programas de empreendedorismo desde a sua conceção, implementação e monitorização até à avaliação dessas experiências empreendedoras.

 

Etapas do projeto

I Etapa:

Realização de um mapeamento transversal extensivo através da revisão da literatura e da análise documental de programas de empreendedorismo e de infraestruturas de suporte das Instituições de Ensino Superior. Identificação e criação de uma base de dados dos principais atores-chave, stakeholders envolvidos e grupos-alvo abrangidos. Aplicação de um questionário online e, a consequente, compilação da informação estatística e documental.

II Etapa:

Seleção de 12 estudos de caso considerados como boas páticas e realização de entrevistas aprofundadas.

III Etapa:

Construção de um repertório de competências empreendedoras e sua validação junto dos stakeholders e dos atores-chave.

 

Outputs e resultados esperados

  • Mapeamento, identificação e caraterização dos principais atores-chave e stakeholders envolvidos em redes de cooperação interorganizacional em matéria de educação empreendedora disponibilizada aos estudantes diplomados;
  • Seleção e disseminação de boas práticas e experiências inovadoras no domínio da aprendizagem empreendedora não formal e informal;
  • Construção de um repertório de competências empreendedoras que possam apoiar os jovens nas suas trajetórias de transição para o mercado de trabalho;
  • Síntese de recomendações para políticas de educação e emprego nas Instituições de Ensino Superior portuguesas, bem como para reforço das redes de cooperação.

 

Duração do projeto

Dezembro 2013 – Abril 2015

 

Entidades financiadoras