Notícias
Cotec quer exigente geração de novos empresários
Quem o disse foi o seu presidente e também chairman do BPI, Artur Santos Silva, numa conferência de imprensa que se realizou esta manhã, em Lisboa. «Portugal precisa de uma nova geração de empresários que tenham formação superior adequada para projectos que são exigentes», afirmou.
O foco da Cotec vai assim para os mais jovens. «Em toda a parte do mundo, o empreendedorismo é uma prioridade na educação. Isto porque, é dos mais novos que muito depende a descoberta de novos caminhos no mundo. Hoje, lançar uma empresa não é apenas uma arte e uma intuição, supõe um grande conhecimento», acrescentou Santos Silva. Para o presidente da associação, a responsabilidade do Governo, nesta matéria, passa por «estimular o sistema de ensino básico, secundário e superior».
Belmiro diz que empresa não é um jogo de amadores
Um colaborador da Cotec é Belmiro de Azevedo, chairman da Sonae SGPS, que quer «ajudar as pessoas a perceber que a partir de dada altura uma empresa já não é um jogo de amadores».
Este ano, a associação tem já previstos, pelo menos, cinco novos associados, tanto nacionais como internacionais. Artur Santos Silva anunciou como novos membros a Microfil, o El Corte Inglês, a Mckinsey, a Roland Berger e a Deloitte, para se juntarem a uma lista de cerca de 100 empresas.
Fundo de 10 milhões para incentivar PMEs
Para incentivar as pequenas e médias empresas (PMEs), a Cotec vai ainda criar um fundo, que Santos Silva calcula que chegue aos 10 milhões de euros.
Com um orçamento de 1,5 milhões de euros, esta associação de fins não lucrativos obteve um resultado líquido superior a 275,78 mil euros, valor esse que a direcção vai propor seja incorporado no seu Fundo Social. Refira-se que cada associado paga uma anuidade de 15 mil euros.
Dentro de dois anos, a associação reúne-se para o Encontro Nacional de Inovação. Já o terceiro encontro da Cotec Europa vai ter lugar no próximo dia 17 de Julho, em Lisboa, cuja presença dos Chefes de Estado português, espanhol e italiano e do presidente do Banco Europeu de Investimentos (BEI) estão confirmadas. Ainda o Conselho para a Globalização está agendado para 27 e 28 de Setembro deste ano.
Fonte: Agência Financeira
14-05-2007
14-05-2007